submarino

domingo, 21 de agosto de 2011

um verdadeiro impacto para nossa nação

por: willes pinheiro
fonte horiginal: mantenedor da fé

Pastor Samuel Esperandio
Diretor Executivo da Convenção Batista Pioneira e Licenciado em Geografia
publicado originalmente no site da Junta de Missões Nacionais
da Convenção Batista Brasileira
“O meio ambiente é o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humanas” (Conferência das Nações Unidas – Estocolmo, 1972).
*
Conforme o relato de Atos 17, quando os missionários Paulo e Silas pregavam a Palavra de Deus em Tessalônica aconteceram alguns fatos pitorescos, a saber:
1. Reforço da metodologia missionária, cuja estratégia era contatar em primeiro lugar pessoas com maior proximidade cultural, razão pela qual os missionários procuraram a sinagoga (v. 1);
2. Ao anunciar a Cristo, houve uma reação muito positiva, com a conversão de judeus, gregos e mulheres da alta sociedade (v. 4);
3. Uma reação contrária, porém, se estruturou promovendo um alvoroço, identificado como uma convulsão social (v. 5);
4. A acusação contra a equipe missionária, no entanto, refletiu justamente a atitude daqueles que formularam a acusação, ao afirmarem: “Estes que têm alvoroçado o mundo chegaram também aqui” (v. 6).
*
Embora a base dessa afirmação pudesse ser destruída pelo exame daqueles acontecimentos, a frase não deixou de ter razão. Ou seja, ao afirmar que o movimento cristão apostólico que havia transtornado o mundo chegara também naquela localidade, mesmo sem querer, os acusadores dos missionários cristãos estavam reconhecendo uma grande realidade, já que perceberam a influência do movimento cristão no contexto de vida das comunidades onde o evangelho estava sendo pregado.
À semelhança de Jesus, seus seguidores estavam “anunciando o evangelho aos pobres, proclamando libertação aos cativos, restauração da vista aos cegos, colocando em liberdade os oprimidos, e apregoando o ano aceitável do Senhor” (Lc 4. 18 e 19), e isso foi motivo suficiente para que houvesse uma mudança capaz de alterar componentes sociais significativos.
Ao longo do Novo Testamento são inúmeros os testemunhos de profundas transformações sociais aonde o evangelho chegou em palavras e em obras. A história da igreja cristã também é pródiga em exemplos. Contrariamente, entretanto, poderíamos afirmar que aonde o evangelho chega e não se podem perceber transformações profundas ao longo de anos, décadas e até gerações, devemos questionar a eficácia dessa obra missionária.
Em outras palavras, o meio ambiente influenciado pelo evangelho na vida da comunidade certamente será transformado, melhorando a qualidade de vida das pessoas e valorizando as relações sociais pelo fortalecimento das famílias. Haverá maior respeito pela natureza como criação divina, digna de cuidado e objeto do zelo, e não da cobiça e da acumulação de riquezas mal adquiridas.
Certamente haverá também a dimensão da salvação eterna das almas arrependidas que se entregam ao Salvador e Senhor Jesus Cristo, sem que isso reduza a importância e os resultados práticos nas vidas transformadas.
Temos a oportunidade de perceber claramente que nossas vidas impactam as famílias, impactam as comunidades, impactam o campo e as cidades, e certamente impactam a nação. De que modo sua vida está impactando o Brasil? De que modo nossa igreja pode impactar nossa comunidade e a nação?

Nenhum comentário: